domingo, 28 de novembro de 2010



Verdade seja dita: O sistema de transportes de Bruxelas supera o de qualquer outro país que já moramos. Em Portugal e na Irlanda o carro era essencial, mas estamos completando daqui a pouco um ano na Bélgica, sem carro. Se bem que agora no inverno começamos a repensar tanta "independência", pois sair para supermercado ou até à esquina a pé nesse frio, DÓI! 

Bem, os transportes cobrem praticamente toda a cidade, de ponta a ponta. O mais utilizado para o centro e proximidades é o metro.


Depois do Metro, temos também o pré-metro, que é bem parecido com o primeiro, porém mais estreito, mas bem moderno na maioria dos casos. Acho que sua construção é mais fácil e barata.


Encontramos também os ônibus, que tem faixa especial na maior parte da cidade... Uma passagem aqui custa 1,30 euro,  e pode-se usar o mesmo ticket várias vezes, em qualquer que seja o transporte no perímetro urbano, dentro do período de uma hora. 


Tem também o tram, transporte elétrico que uso para ir à escola de idiomas...


E por fim os Trens que fazem ligação com as mais importantes cidades da Europa em pouco tempo, pois são de alta velocidade. Claro, também existem os trens comuns que cobrem a cidade e o país, que vai ao aeroporto, etc...

Esse aí é o Eurostar que vai para Londres, mas ainda tem o TGV, Thalys e SNCB (entre cidades da Bélgica)

As passagens de trem para outros países devem ser compradas com bastante antecedência, pois os preços  na hora são caríssimos. Mas o conforto é indiscutível, em uma hora pode-se estar em Paris, e voltar até no mesmo dia, se quiser.

Para a cidade existem os passes mensais. Eu e o João pagamos 45 euros (cada um) por mês e temos acesso a qualquer transporte dentro da cidade. É uma carteirinha tipo um cartão de crédito, com a sua foto que você recarrega todos os meses.


Quem tem carro fica condicionado e mal acostumado é verdade, além de querer ir ao caos do centro da cidade e ficar feito barata tonta a procura de um estacionamento, e pagar uma fortuna por poucas horas.

O governo daqui faz uma propaganda pesada para as pessoas utilizarem os transportes públicos, chegando a dizer que quem usa carro dentro da cidade é literalmente "estúpido". Nós temos a sorte de termos perto de casa acesso aos melhores transportes, mas para falar a verdade o carrinho faz muita falta de vez em quando.

Mapa da conexão de transportes

Porém como nem tudo é perfeito, ficam aqui os contras para quem anda a pé: Acho a cidade extremamente despreparada para deficientes físicos, não existem rampas descentes para cadeiras de rodas e por último uma dica útil... Olhe sempre para o chão quando caminhar pelas ruas, pois os moradores não tem o BOM costume de limpar as sujeiras de seus cachorros.

sábado, 13 de novembro de 2010

- Há duas semanas chove sem parar, definitivamente o outono é um péssimo momento para  quem quer visitar a Europa, tudo escuro, o dia parece noite;

- Achava que tanta água assim só tinha na Irlanda, mas a taxa de umidade aqui está 100% enquanto na terra do Leprechaun está 93%;

Leprechaun - Custom Online Embroidery Design

- Hoje entramos em um restaurante italiano para almoçar na zona de "Louize" e o dono? fez um sinal pra gente de que já havia encerrado o expediente... Eram 2:30 da tarde;

- Essa briga entre quem fala francês e quem fala holandês realmente enche o saco, testemunhamos atitudes grosseiras o tempo inteiro por causa da língua;

Two School Bullies Picking a Fight Clipart Illustration

- O comércio poderia ficar aberto um pouco mais no sábado, além das 6 da tarde, já que no domingo é tudo fechado;

- Os habitantes daqui poderiam ir à Irlanda fazer um curso de simpatia e educação;

- O povo dos restaurantes daqui poderia ir à Portugal fazer um curso de culinária;



- Poderia ter mais concorrência de tudo, são os mesmos supermercados, os mesmos restaurantes, as mesmas lojas, os mesmos produtos em todos os bairros. Nada de novo.

É... o que mais um fim de semana chuvoso não faz com a gente...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dei entrada em Abril e esse mês recebi o primeiro indício de que iniciaram o meu processo através de uma carta, dizendo que não aceitaram o certificado de "registo" criminal da Irlanda, pois para eles parecia uma fotocópia. Deram-me um prazo de 20 dias úteis para conseguir e enviar um novo documento.

Então enviei uma carta com o pedido mais uma vez para Dublin, e ontem chegou a resposta com um carimbo azul no documento (eba, não parece fotocópia, só se eles pensarem que é uma cópia colorida) e o meu nome escrito "Canolina Sales Fritosa". Rio ou choro? Levei na tradutora oficial e ela falou que ia tentar adicionar uma nota, falando que eles equivocaram-se quando digitaram.

Esse foi só o primeiro obstáculo, outras pessoas que já passaram pelo mesmo processo alertaram-me  que virão novas solicitações e complicações pela frente... Claro, seria muito fácil juntar a tempo dezenas de documentos vindos do Brasil, Portugal, Irlanda e Bélgica, tudo na data de validade (3 meses) gastar uma nota e conseguir o resultado assim tão simples, né? Tem que dificultar um pouquinho...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Para mim, as cores do outono, depois da primavera, são as mais bonitas... Tirando o vento e a chuva, gosto desta estação, acho charmosa. As pessoas não agasalham-se completamente, mas sempre tem o glamour de uma "écharpe", por exemplo.

Indo de casa para o metro, tirei umas fotos com o celular, para vocês terem uma idéia de como ficam as árvores. As ruas ficam cobertas de folhas, mas acho que limparam antes de eu passar :))) Adoro andar espalhando as folhas pelas calçadas (no bom sentido), bem melhor do que andar se desequilibrando na neve.






Fora o vento e chuva já citados, o dia fica mais curto também... Por enquanto, às 8 da manhã ainda está escuro e às 4 da tarde já está começando a escurecer. Depois piora. Entramos também no horário de inverno, o que nos deixa 3 horas a mais que no Brasil (horário de Brasilia, que pelo que sei, está em horário de verão). 

Esta semana estou de férias das aulas e na próxima tenho minha prova oral final de Francês. Depois passo para o nível 4 intensivo.

Estamos perto de completar 1 ano em Bruxelas, vem aí uma nova avaliação... 

04 de Novembro de 2010. 15 graus Celsius, escuro e chuvoso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...